A Acupuntura é uma ótima aliada para a sua saúde.
Emagrecer, aliviar dores e combater o estresse: esses são alguns dos inúmeros benefícios que a Acupuntura faz para a sua saúde.
A Acupuntura é uma medicina tradicional chinesa que consiste no estímulo de pontos espalhados pelo corpo, chamados de “Pontos de Acupuntura” ou “Acupontos”. Essa técnica ajuda a prevenir e tratar dores de cabeça, cólica, dor crônica, estresse, e auxilia, até mesmo, no emagrecimento.
As agulhas são dez vezes mais finas que uma agulha de injeção. A duração do tratamento é variável dependendo da patologia. Para casos agudos, poucas sessões são suficientes. Os pacientes podem retornar às suas atividades diárias logo após as sessões.
Acupuntura para o emagrecimento
De um modo geral, a Acupuntura tem como objetivo equilibrar as energias do organismo humano. Quando a usamos para emagrecer, essa energia será equilibrada de forma a colocá-lo em condições de seguir rotinas de exercícios e uma alimentação saudável.
Pessoas com desequilíbrio metabólicos, de ansiedade, compulsórios e demais questões que colaboram para uma maior ingestão de comida ou dificuldade em eliminar toxinas, serão beneficiadas com a metodologia utilizada pela acupuntura para emagrecer.
No lóbulo da orelha, há pontos específicos que ajudam a controlar a vontade de comer, ao estimular esses pontos, é possível regular o apetite, melhorar o sono, e controlar a ansiedade e a compulsão alimentar.
Como age a técnica:
Os pontos de acupuntura localizados na orelha regulam o apetite.
Controlam a ansiedade: você não sentirá mais aqueles impulsos de abrir a geladeira e devorar tudo, conseguindo manter uma dieta equilibrada.
Melhora do Intestino: o tratamento fará a energia do corpo circular de maneira correta, para não reter líquido nem fezes.
Qualidade do Sono: dormir bem (cerca de oito horas por noite) significa ter dias melhores, com menos ansiedade e exaustão.
Acupuntura para o tratamento de dores
A Acupuntura não apenas alivia a dor, mas também reduz o espasmo muscular promovendo aumento na movimentação.
Isso demonstra a boa eficácia no tratamento de dores musculares, dores na coluna e nas articulações.
Com a utilização de agulhas, a técnica oriental estimula a liberação de substâncias químicas no organismo e pode adquirir efeito analgésico e antiinflamatório.
Além disso, pesquisas recentes têm mostrado que a acupuntura é eficaz no tratamento usual para a dor crônica, osteoartrite ou cefaléias.
Veja outros benefícios da Acupuntura
1 – Os benefícios da acupuntura também abrangem outros tipos de dor crônica e aguda, como artrite, dor no túnel do carpo, cólica menstrual, dor no pescoço, fascite plantar, dor no joelho, tendinite, entre outras. Como já vimos, isso deve-se ao fato da acupuntura trabalhar determinados pontos com estagnação de energia e restabelecer o equilíbrio do organismo, diminuindo inflamações e aliviando tensões musculares.
2 – Estudos envolvendo o uso de acupuntura para tratar enxaqueca e dores de cabeça causadas por tensão muscular demonstrou que a terapia com agulhas foi capaz de prevenir a evolução das dores para dores crônicas. A terapia também se mostrou eficiente no alívio de dores de cabeça que já eram crônicas antes do início do tratamento.
3 – A acupuntura ajuda a melhorar alguns transtornos emocionais porque trabalha alguns pontos relacionados à produção de hormônios do bem estar, como a endorfina e a serotonina. A técnica também leva ao relaxamento e a um equilíbrio no fluxo de energia, o que diminui a ansiedade e melhora alguns dos sintomas relacionados à depressão.
4 – Recuperação de lesões. Existem pontos específicos de acupuntura que podem aumentar a circulação, reduzir a inflamação e diminuir a formação de cicatrizes, diminuindo o tempo de recuperação das lesões e até mesmo de alguns tipos de cirurgia.
5 – Alguns dos sintomas associados ao tratamento do câncer com quimioterapia – como febre, náuseas, depressão, boca seca, constipação, diarreia e suor noturno – podem ser minimizados com sessões paralelas de acupuntura.
Umas das grandes vantagens da acupuntura é inexistência de efeitos colaterais após as sessões, desde que sejam realizadas por profissionais da área. A região estimulada não fica dolorida e nem inchada.
A terapia com a agulha pode ser realizada em pacientes de todas as idades, inclusive crianças e idosos.
Se você se identificou e necessita de uma avaliação, agende uma consulta com a gente. Se preferir, pode nos chamar pelo Whatsapp. É rápido e fácil. Teremos o maior prazer em falar com você.